sexta-feira, 13 de novembro de 2009

almocinho com o gangue das sopas

Ontem fui à boleia pedestre da Jesus e da Luísa almoçar com o gangue das sopas. Estava tudo muito sossiiigado quando chegamos.
A Manuela já estava almoçadinha com a sua habitual sopinha. Entretanto a D. São continuou a servir os retardatários. Enquanto eu esperava a dita sopa fui mirando a mesa. Adorei a trança à Pipi das Meias Altas da Patroa… Só não arriiibitava tanto, nem era cor de laranja. Esmerou-se no penteado!!! Aliás fiquei assombrosamente abismada com a sua agilidade, reporto-me ao nosso famoso magusto. Deve ter um personal trainer de primeira água… Não é que na sua participação na fantástica corrida de triciclos deu um daqueles tralhos que parece que vai doer muito. Tão depressa estava artisticamente esparramada no chão, como com uma genial meia pirueta já estava montada no seu triciclo a caminho da meta. Preciso conhecer quem a põe em tal forma física. É que no célebre dia da Alimentação também às custas de umas castanhas, mas não para o magusto. Oh! Como estariam agora…Que odor!!! Ah! Mas voltando à história… vinha eu com a saca das castanhas para compor a nossa mesa para receber todos os nossos convidados e dei um tralho tal e qual o da Patroa. Eu fiquei com os lábios tal e qual os da Manuela Moura Guedes ao que se juntou uma “mosca” no queixo. Foi tipo cirurgia plástica na hora, botox de graça. E com aquele visual estive uma tarde com todas aquelas mães e a nossa direcção. ..alguns a perguntar o que aconteceu e outros a fazer que não viam. Ainda tinha pensado passar pela farmácia para comprar uma máscara …mas logo refutei a ideia. Quando me vissem punham-me logo na sala do isolamento pensando tratar-se de uma possível gripe A. Bem tenho que ter uma conversa com a Patroa. Saber como conseguiu aquela proeza, quero dizer aquela destreza.
Mas voltando ao nosso almocinho de ontem… Não sabia que a Susana era tão “esmifra”. Não é que cobiçou o bifinho da Tó… O dela era mais pequeno. Inveja! É por isso que não engorda e vive naquela elegância.
A Jesus estava muito compenetrada em si mesma, mas quando o Pedro chegou com o seu apêndice e começou a mostrar as fotos do magusto, ela animou-se. Comentou-se a “pretura” das crianças e ela até recordou a expressão do seu menino vindo lá das Áfricas.
-“Vai à cinza da fogueira para pintares a cara.”
- Não preciso professora, já estou.”
A criança não se tinha apercebido que os outros estavam mais pretos do que ele. A D. Filomena até foi buscar o seu espelho secreto para a miudagem ver a figura que fazia.
Mas de novo no almoço, eis que entre garfadas e conversa chegou a hora de pagar. A D. São foi recebendo o dinheiro e não é que a Susana viu a nota de 20 € da Luísa…Ah!!! Inveja. Por força queria obrigá-la a pagar os cafés. E não largava o osso, quero dizer a ideia, …insistia…insistia e a D. São pacientemente segurava a bandeja. Mas a Luísa manteve-se firme e hirta. Ó Susana aichas, aichas que a Luísa pagava? Nããã. Uma nota de 20€ custa muito a ganhar.
Para rematar o almocinho, ainda fiz atendimento a um encarregado de educação à porta da pizzaria. Ficou tudo esclarecido. Tudo certinho direitinho. Sim depois fomos direitinhos para a escola lá de baiiixo que se faziam horas. Pelo caminho a Tó ainda me dirigiu umas agradáveis palavras. Para mim foram um fantástico elogio. Queriam saber qual? Oh! Binhazonte.

2 comentários:

  1. Boua Adelina...estás a entrar no espírito do gangue...
    não lebei nada a male...binhas onte....

    ResponderEliminar
  2. Temos aqui uma candidata à conversa da treta do nosso blog. Não é que a Lininha de Gondifelos de baixo deu um ar da sua graça?Binhas onte...

    ResponderEliminar