terça-feira, 16 de março de 2010

Muita pompa e pouca circunstância!

Hoje a mesa do almoço estava deveras completa com as nossas visitantes preferidas! Começou-se de imediato, enquanto aguardavamos a sopa, a marcar um jantar nas férias da Páscoa...mas só de mulheres, que o Pedro está de dieta, como é do conhecimento comum. Não se pode dizer que foi fácil convencer toda a gente...a ideia era irmos visitar um restaurante onde somos servidas com muita pompa e pouca circunstância, onde podemos não consolar o estômago, mas consolamos as vistinhas, que andam meias sequiosas de coisas boas...mas havia quem teimasse que no Casino da Póvoa é que se comia bem...e barato...mas quem quer saber de comer??? Afinal, para quem come sopa todos os dias, qualquer pratinho mais elaborado, desde que, servido por alguém mais interessante à vista, que a Dona Mila (não desfazendo), já faz as alegrias do gangue...pelo menos da parte feminina! Assunto arrumado e vencido por maioria, lá prosseguimos o almoço, sentindo a falta da Manuela, que foi parada à saída da escola por uma mãe...vida de professor não é facil...
A sopa hoje foi esmiuçada devido ao sabor amargo e os pedaços brancos boiantes...as especialistas da sopa chegaram à conclusão de que o sabor amargo era causado pelo nabo...até dá para entender...sempre que encontro um ou outro nabo fica de facto um sabor amargo na garganta...engole-se em seco e segue-se em frente...e foi o que aconteceu com a sopinha. Enquanto deglutiamos o manjar, íamos tentando descobrir o
que raio era aquela coisa branca e peganhosa a boiar...era massa! Ainda pensei em alguma leguminosa mais manhosa que a Dona Mila cultivasse la na varanda da sua casa, do tipo couve-flor cruzada com curgete...podia ser...ou não!
O Pedro atingiu o ponto alto da sua dieta...pediu uma saladinha, quando toda a gente se atropelava para pedir a alheira e o ovinho estrelado, típicos da terça feira. Ja toda a gente lhe gabava a atitude e determinaçao e vejo um pratinho escondido...e o menino a lambuzar-se com um ovo!
A Patroa e a Ju ainda foram em seu auxilio..."a clara do ovo pode-se comer, Su..."...hum..."..então e a gema??? e uma fatia de pão molhada na gema????"-perguntei eu já confusa....é que o Pedro esfregava vigorosamente o pão no prato tentando limpar qualquer vestigio de gema criminosamente laranja...como eu queria ter uma nutricionista assim! Mas o Pedro não revela o nome! O segredo é a alma do negócio...
A Luísa, caladinha para a mesa, fez-se ouvir para a Dona Mila e pediu tudo a que tinha direito...alheira, ovo, batatas fritas e salada! Não me chame eu Su como ainda acaba o ano com pelo menos... 51 Kgs...ta gorda, hum???? Mas, como costumava dizer o meu avozinho, é mais olhos que barriga, a nossa Luisinha...as batatinhas ficaram no prato...ainda vou ter de mudar de nome à conta desta mulher!
Antes do fim do almoço ainda se delegaram as tarefas do dia...o Pedro e a Adelina iam escrever no Binhazonte...iam...disse eu bem...Preterito Imperfeito...queres ver que vou ter de arranjar umas multas por falta de comparência a esta maltinha???? Binhazonte, pessoal!

1 comentário:

  1. Multa...Oh Su! Basta o que pagamos de impostos, please não nos sobrecarregues mais, que a vida está difícil! Ai está ...está!
    Beijoca!

    ResponderEliminar