domingo, 14 de março de 2010

Verdades em dia de aniversário

A Su sabe tudo...sabe tudo o que deve ser publicado nesta crónica. Eu sou uma mera aproximação da Su! Sou menos rigorosa, mas mais especialista em coisas que não podem ser ditas sobre os almoços deste gangue...Vejamos o resultado das escutas e observações feitas durante o almoço de sexta-feira:
A nossa querida Filomena fazia anos e brindou-nos com umas caixas que diziam "Groselha" estrategicamente colocadas junto à vitrine... dentro não havia suminho!!! Eram umas coisinhas irresístíveis que arrasam qualquer dieta ou a força de vontade de qualquer voluntário à dieta!
A mesa foi sendo ocupada pelos habituais clientes do gangue e não só! É que em dia de aniversário há que esquecer certas tarefas metodicamente cumpridas àquela hora...como centrifugar...Sim, a Dores desta vez não foi centrifugar, mas estava inquieta e afogueada!!! "Ai meu Deus, nunca mais abrem as caixas?!" Provavelmente ainda queria dar um saltinho a casa...ficou-se pela vontade. A Jesus chegou já mesa estava praticamente completa...olhou e viu o topo da mesa ainda vago...mas não se sentou. Entre dentes exclamou:
-Aqui não. Ainda pensam que quero pagar a conta!- Encontrou um lugar junto à Tó que não a colocava em tal apuro.
O gangue começou por comer a sopinha que lhe dá nome, mas os afins vieram de casa... ele era fruta laminada...ele é gelatina e até garrafas de água!!! Concorrência feroz...por isso comem filetes esverdeados...É inveja da dona!!!
Sendo dia de aniversário, pelo cheiro de que vinha coisa boa, só pode, quase todo o gangue torceu o nariz à diária - os afamados filetes! Iam olhando como quem não quer a coisa para a ponta da mesa onde as caixas impávidas e serenas guardavam a gula dos ganguistas dietistas.
A refeição ia decorrendo, mas eis que a Patroa exclama:
-A Su ainda não chegou!-Preocupada com coisa tão rara e estranha telefonou-lhe. Apresentou um ar atarantado e disse:
-Ai que ela foi a um "Congresso" lá para os lados da Maia. É uma zona afamada pela Via que mais à frente faz o trânsito parar!- E para evitar sarilhos, ainda aconselhou a Su a apressar-se para ainda vir comer com o gangue...E a Su quase cumpriu.
Nos entretanto do espera pela sopinha, a Patroa pôs o gangue de olhos esbugalhados a olhar para uma fotografia a preto e branco com três carinhas larocas..."Adivinhem qual sou eu?"Lá fomos olhando, mas as parecenças estavam longínquas...ela pensa que os anos não passam??? Ora lá fomos dizendo "o nariz...os lábios...são parecidos". Depois mais uma fotografia...estava nostálgica..."E agora qual dos meus rebentos se parece mais comigo?" Cada um lá foi dizendo, mas certeza... certezinha é que os genes da sua avó estavam bem presentes na sua prole. Ficamos todos alertados para a necessidade de conhecer a genética dos familiares do passado para evitar traumas, embaraços e surpresas...É que ele há ruivos porque saiem à sua tia-bisavó...ele há um irmão escurinho no meio de irmãos branquinhos...
E como uma coisa leva à outra ficamos a saber que a Jesus tem fortes seguidores dos seus conselhos mais... como hei-de dizer... relativos à reprodução. Sim um ex-colega segui-lhe o conselho "filhos é tê-los cedo" e...já vai ser pai!!! Vamos ver se outros o seguem,... só há benefícios...temos o cheque-bebé e a licença de maternidade...esquecemos a noites sem dormir e as birras no meio do hipermercado!!!
Chegada a hora de abrir as caixas, confirmamos que o Pedro anda mesmo de dieta "doces nem vê-los" e cumpriu à risca...pôs o olhos no tecto e enfiou o primeiro doce na boca...o segundo já nem teve tempo de olhar para o tecto tal foi a velocidade com que o enfiou na boca... o terceiro nem eu o consegui ver!!! Bem a nuticionista vai ficar satisfeita com um paciente tão cumpridor! Ah!Ah!Ah!
Não podiamos terminar sem cantar os parabéns à Filomena e oferecer-lhe um ramo de flores.
As fumadoras cumpriram o seu vício religiosamente, sem a companhia da Célia.
A Su chegou...mas não teve sopa! Eu comi duas... a minha e a dela...era para ter forças para escrever esta crónica. Su querida, Binhazonte!

3 comentários:

  1. Muito bem Adelina...atrasei me para o almoço mas pelo menos ja sei o que se passou...e fiquei com o cheiro da sopa...é mesmo momento para dizer a mim mesma um valente Binhazonte!!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas que bem amiga Adelina! Pena não poderes estar sempre connosco na hora do almoço, assim a Su tinha um pouco mais de sossego na escrita.
    Nós sabemos que há quem aproveita a hora de almoço para algumas tarefas domésticas....

    ResponderEliminar
  3. Valente Adelina!
    Ao menos as tuas escritas ainda vão alegrando aqui o estaminé.
    Até logo!

    ResponderEliminar